quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O Dia do Saci e sua mitologia

O dia do Saci consta de um projeto de lei federal n° 2.762 de 2003( pelo projeto de lei federal de n° 2.479 de 2003),elaborado pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) e pela vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT-SP) com o objetivo de resgatar  figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dias das Bruxas" ou Halloween, de tradição da cultura norte americana oriunda dos celtas. Esse projeto propôs que seja celebrado em 31 de Outubro.
O Estado de São Paulo como outros dez municípios paulistas como São José do Rio Preto,Guaratinguetá e Embu das Artes aderiram a data, além de outros municípios de outros Estados brasileiros como Vitória (Espírito Santo);Poços de Caldas e Uberaba (MG); Fortaleza e Independência (Ceará).

O Saci

Também conhecido como saci-pererê,saci-cererê,matimpererê,matita perê, saci-saçurá e saci-trique ( termos oriundos do tupi). Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país de onde teria se espalhado por todo o território nacional.
A figura do Saci surge como um ser maléfico, somente brincalhão ou como ser gracioso conforme as versões comuns ao sul. Na região norte, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu um perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também da cultura africana o pito ( uma espécie de cachimbo), e da mitologia europeia herdou o píleo (um gorrinho vermelho usado pelo lendário trasgo. Trasgo é um ser encantado do folclore do norte de Portugal, especialmente da região de Trás-os-Montes. Rebeldes e pequeninos os trasgos usam gorros vermelhos e possuem poderes sobrenaturais.
 Ele é um jovem negro de uma perna só,portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos. Na mitologia romana,registrava Petrônio,no Satiricon,que o píleo conferia poderes ao íncubo e recompensas a quem o capturasse.
Considerado uma figura brincalhona que se diverte com animais e pessoas,fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas ou assustando viajantes noturnos com seus assovios-bastantes agudos e impossíveis de serem localizados.Assim faz tranças nos cabelos dos cavalos depois de deixá-los cansados com correias; atrapalha o trabalho das cozinheiras,fazendo-as queimar a comida,ou ainda,colocando sal nos recipientes de açúcar ou vice-versa; ou aos viajantes se perderem nas estradas.

Papel do Mito

A função desta "divindade" era o controle,sabedoria e manuseio de tudo que estava relacionado às plantas medicinais,como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso do chá,beberagens e outros medicamentos feitos a partir das plantas.
Como suas qualidades eram farmacêuticas,também era atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas e costumava confundir as pessoas que não pediam autorização para a coleta destas ervas.
Por seu aspecto medicinal podemos relacioná-lo ao Orixá Ossain ou Oxóssi ( ambos ligados à mata);embora seja mais popular seu aspecto travesso e brincalhão ( um dos atributos de Exu como o aspecto guardião)      

Nenhum comentário:

Postar um comentário