segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Cinta de Órion

  A imagem da "alma- ave" de Osíris, a Fênix elevando-se das cinzas da materialidade, ainda fascina a visão interior e a imaginação de iniciados do mundo inteiro. Mas é a "alma" de Osíris, relativamente, ao cume perdido da Grande Pirâmide que agora traz este artigo a uma breve menção da constelação de Órion e em particular as três estrelas da Cinta de Órion, segundo o autor Richard Hinckley Allen em seu livro: Star Names- Their Lore and Meaning  "A mitologia egípcia fez repousar nessa constelação (Órion) a alma de Osíris, assim como fez repousar na estrela Sírius a alma de Ísis.
   Em 1994 os autores Bauvál e Gilbert sugeriram que as três estrelas da Cinta de Órion podem estar refletidas abaixo na disposição específica das três pirâmides de Gizé.  Em seu outro livro: The Orion Mystery, Richard Hinckley salienta novamente, sempre em consonância com os ensinamentos orais da Tradição Ocidental, que o alinhamento dos outros "poços de ar" na Grande Pirâmide foram ajustados para o movimento de pressão da Terra, aponta tanto para a estrela grande do Cinturião de Órion como a estrela Grande Cão Sírius bem como Alfa Draconis.
   Concluindo a Grande Pirâmide em sua forma arquétipa, sempre foi "a Casa do Altíssimo Deus" nas tradições orais do Ocidente. Osíris simbolizado como Pedra Ben Ben, Unnefer ou Aton, o Deus Único em sua manifestação cósmica é a fonte máxima: "assim como é acima, é abaixo" e fica justificado como Essência Criadora Primordial. Na Terra, O Divino Filho de Osíris, Hórus, no Horizonte Oriental vive através do Faraó encarnado, mas  quando o Faraó morre, sua pedra para se unir à eterna alma de Osíris, que mais uma vez,diz a tradição, mora na grande estrela da Cinta Celeste de Órion.
  A forma piramidal sobre a qual está sentada a Benu ou alma-ave de Osíris sugere outras coisas caras ao coração do filósofo hermético. À semelhança do Nous rosacruz, Osíris abrange o finito e o infinito, inclusive os atributos dos quatros ( Arcano n° 4 - O Imperador) princípios alquímicos: água, terra, fogo e ar. Osíris aparece  em forma antropomórfica como o um deus do Nilo, deus da Lua ou do Sol, rei -deus e é também representado pelo Olho do Grande Falcão, Hórus. Seu atributo sublime é uma Tríada Hermética de elementos primordiais: fogo,água,ar ou sal,enxofre e mercúrio e também na imagem hieroglifa como Osíris, Ísis e Hórus.
   No simbolismo numérico pitagórico e platônico (podemos dizer arcano) é um 4 ( a lâmina do Imperador) mais ou vezes 3 ( a lâmina da Imperatriz) sétuplo ( o Arcano 7 - O Carro) ou 12 ( O enforcado). Mas,em última análise, em sua "forma" oculta como Quintessência Hermética ( O arcano 5- Hierofante), Osíris representa a fabulosa Fênix (Benu) ligando o Céu e a Terra, ciência e metafísica.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário