quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Simbolos

   A alquimia da mente é muito estranha. É misterioso como a percepção que nós temos de alguma coisa que sentimos ou vemos é convertido numa ideia ou num conceito. Na maioria das vezes existe uma fraca ligação entre a experiência sensorial  e a ideia que associamos a ela.
 Existem muitas noções universais que temos internalizadas que parecem ter um significado definido para cada um de nós, e que não conseguimos identificar com qualquer efeito de sentido ou qualquer forma visual ou auditiva. As noções universais das palavras "por onde", "onde","justiça" e "lealdade", por exemplo, aparentemente não correspondem a coisa alguma fora de nossas mentes e, no entanto, as circunstância e as combinações de acontecimentos geram essas ideias abstratas dentro de nós. Como essas noções abstratas não têm existência em absolutamente nada que podemos destacar na natureza, em outras palavras,já que não podemos dizer que tal coisa é "onde", inventamos emblemas para representá-las. Esses emblemas são os símbolos.
  Um símbolo,então,é um signo ou um emblema de uma emoção,pensamento ou experiência que temos. Símbolos são compostos principalmente de linhas retas e curvas. Podem constituir em uma forma geométrica, como um triângulo ou cubo ou pode ser pictográfica,isto é, uma imagem de alguma coisa. Um símbolo pictográfico é o olho que tudo vê - o Olho de Hórus. Na verdade, mesmo na sua forma mais imperfeita esse símbolo parece uma tentativa de ilustrar o olho humano e, no entanto, transmite uma ideia muito mais complexa tanto para a mente primitiva quanto para mente mística altamente iluminada.
  Quase todos  os símbolos são criados pela mente, isto é, por si só eles não sugerem seu conteúdo, mas são elaborados para representar uma ideia que o seu criador formou em sua mente. A pessoa inteligente percebe que tem domínio permanente de seus símbolos e que eles não exercem qualquer influência sobre ela. Todavia a maioria das mentes primitivas atribui a seus símbolos e signos um poder real que permitem que seja usado contra elas mesmas.Se olhar um arco-íris o membro de uma tribo em algum ponto isolado do mundo achar uma pedra ou um seixo multicolorido a seus pés, ele está pronto para transformá-lo num amuleto pessoal, acreditando que existe uma ligação causal entre o seixo e o fenômeno que percebeu. Essa pedra pode não tornar um símbolo do arco íris, mas pode-se achar que ela tem poderes do arco-íris então uma influência sobrenatural. Essa eficácia inerente que se imagina terem os símbolos permanece em nosso dias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário