''Num momento que a Física é sem dúvida a mais apta a esclarecer os problemas metafísicos, os físicos, por sua parte, recusam-se há quase três séculos a ver a Metafísica penetrar em sua linguagem e em seu campo de experiências, como se esses problemas fossem indignos de conhecimento ''científico''; como as questões que foram temas da Metafísica não fossem, a final de contas, aquelas para quais o Homem deseja mais avidamente encontrar elementos de resposta. Podemos logo perguntar se os temas principais da Metafísica têm qualquer relação com os problemas da vida e da morte,a alma e o corpo, o problema de Deus, todos esses objetos tradicionais de investigação da Metafísica têm qualquer relação com os problemas estudados na Física? A resposta a essa pergunta será afirmativa ou não, dependendo de se aceitar ou não considerar a análise do Espírito (Consciência) como objeto estudado pela Física. O problema da natureza e dos mecanismos do Espírito/Consciência é com certeza e sem qualquer dúvida o problema central de toda a Metafísica, do qual derivam todos os outros objetos de reflexão ( o conhecimento , a vida , a morte, a matéria, Deus...). A Física e a Metafísica formam, portanto, duas disciplinas complementares encarregadas de aumentar nosso conhecimento do Universo se e somente a Matéria e o Espírito forem inseparáveis nos métodos de pesquisa e nas linguagens desses dois ramos do conhecimento.
"Ora, como poderíamos razoavelmente recusar à Física alcançar o progresso por meio de uma análise não só da Matéria, mas também do Espírito? Uma vez que as pesquisas dos físicos se voltam para coisas menores ou também para coisas maiores, para aquelas misteriosas partículas que formam a essência da Matéria ou ainda para o nosso Universo em seu conjunto, a palavra de Santo Agostinho torna-se hoje ou ainda mais verdadeira: "o mundo é de tal ordem que nos parece feito de coisas que não aparecem". E Theilhard De Chardin observou igualmente que ''chegando ao extremo de suas análises, os físicos não sabem muita coisa sobre a estrutura que eles alcançam e a essência da Matéria que eles estudam ou o reflexo de seu próprio pensamento''. Nesse caso como não reconhecer uma evidência atual que o Espírito faz parte integral do domínio da pesquisa da Física, assim como a Matéria, se não há descrição possível da Matéria que não faça intervir em primeiro plano, os mecanismos estruturais de nosso próprio Espírito (Consciência)?"
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