sábado, 9 de maio de 2015

Anaxágoras

Anaxágoras


 Anaxágoras foi um filósofo grego que viveu no quinto século antes da era cristã. Ele se interessou pelo estudo das vibrações e foi um dos primeiros a utilizar o termo "Espírito" para designar a energia universal subjacente à matéria.





  "Julga-se que Anaxágoras foi o primeiro de todos os gregos a dar ao público um sistema de filosofia. Ele admitiu como primeiro princípio o infinito e uma Inteligência para organizar a matéria e com ele compor todos os seres que existem no mundo. Foi devido a esse assunto que os filósofos de seu tempo o chamaram de "Espírito". Ele não acreditava que esse "Espírito" tivesse feito a matéria do nada, mas apenas que Ele a havia organizado. No começo, disse ele, todas as coisas estavam misturadas e se mantiveram naquela confusão, até que uma Inteligência as separou e dispôs cada coisa na ordem que hoje vemos. Ovídio expressou bem esse sentimento no início de suas metamoforses.
  "Anaxágoras acreditava que não havia vazio na natureza; que tudo estava preenchido e que cada corpo, por menor que fosse, era divisível ao infinito; de modo que um agente sutil o bastante para dividir o pé de um germe poderia dele tirar partes suficientes para cobrir cem milhões de céus, sem que pudesse consumir as partes que ainda estivessem por dividir, visto que sempre restaria uma infinidade. Ele acreditava que cada corpo era composto de pequenas partículas homogêneas; que o sangue, as águas de pequenas partículas de água, e assim todas as outras coisas. A essa semelhança de partes ele chamou "homoeometria".
  "Ele dizia que na verdade não havia corpos no mundo que fossem totalmente compostos de partes homogêneas; que no capim, por exemplo, havia carne, sangue, ossos e nervos, pois os animais deles se nutrem; mas que cada corpo tirava seu nome da matéria dominante de sua composição; que, por exemplo, para certo corpo fosse dominado capim , bastaria que fosse composto de uma quantidade maior de partículas pequenas de madeira ou erva, mais de que outras coisas; e que as pequenas partículas de madeira ou erva fossem colocadas em grande número na superfície desse corpo".


Um comentário:

  1. Concordo que tudo é plenitude e que o espirito e a alma estão vinculados eternamente.

    ResponderExcluir