São símbolos que possuem um significado de natureza mágica ou esotérica,diferente de pentáculo.
Muitos ocultistas consideram o pentagrama como sendo o único pentáculo existente,embora o pentagrama é um pantáculo.
Os pantáculos quando gravados em um talismã,dão a este uma suposta capacidade de irradiar as forças do cosmos,atribuindo-lhes um aspecto ativo,diferente do amuleto e do simples talismã.
A palavra pantáculo,de origem grega é composta por pan - que significa "tudo" e kleo, que significa "honra" ou mesmo "renome". Os pantáculos são fontes inesgotáveis de energia e força que encerram incalculáveis poderes dentro de si. Existem diversos tipos de pantáculos criados por numerosos iniciados de vários graus e em diferentes épocas.
Um exemplo é o pantáculo do Rei Salomão,filho de Davi, chamado de Zelo de Salomão ou Estrela de Davi. Outros são confeccionados contendo quadrados mágicos associados a planetas,à fim de obter os influxos astrais à favor da intenção de seu detentor. Alguns pantáculos seriam mais fortes que outros,razão a qual justificada pela intromissão e evasão psicológica humana sobre os mesmos,mas todos harmonizam-se entre si por terem sua criação uma origem perfeita das divinas capas celestiais onde a Lei Maior da Natureza organiza tudo e todos no tempo e espaço.
O pantáculo funciona conforme a vontade impressa do mago ou adepto que sobre a joia grava a intenção ou vontade maior consumida em objetos próprios regulamentada pelo direito universal. A autoridade e autorização é uma relação dual como de pais e filhos,chefes e subordinados.Os pantáculos seriam aramas brancas vinculadas à proteção ( pessoal e impessoal), saúde,prosperidade financeira,sorte, tempo e espaço,relações sociais.
Os pantáculos pertencem à classe da Alta Magia ou Taurgia e relacionam-se ao elemento terra. Eles simbolizam tudo o que o mago acredita,isto é, seus ideais e passos dados no caminho iniciático,além dos passos que pretende dar. É por tanto um guia para o mago e representação de suas intenções e um juramento consigo mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário