quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O que é esoterismo?

    Desde a Antiguidade grega, faz-se referência a o esoterismo em oposição ao exoterismo. O exoterismo trata das coisas exteriores que podem ser divulgadas como a astronomia, a anatomia ou a moral ao passo que o esoterismo se aplica às coisas do interior,secretas e reservadas  a um pequeno número de pessoas qualificadas. Ao esoterismo, incluem o simbolismo, a aritmosofia e a metafísica.
Assim como no antigo Egito, Grécia, Índia e etc,as Escolas de Mistérios o ensino oral era mais apropriado para transmissão do conhecimento iniciático.
    O exoterismo se liga à teologia, à moral religiosa e aos ritos, ao passo que o esoterismo está associado à Filosofia Perene. O esoterismo está para o exoterismo como o caroço está para a casca. Com uma visão sintética, ele suplanta a dualidade e as aparentes contradições, tornando os opostos complementares. Ele retém aquilo que os unem ao invés das religiões que dividem e penetra dessa forma no coração das coisa. Ele favorece a razão mas também a intuição. Explora os diferentes níveis de significados pela aplicação da inteligência do coração. De forma mais simples,o exoterismo é exclusivo ("ou"), ao passo que o esoterismo é inclusivo ("e")
    Se o exoterismo se preocupa com os saberes humanos, a epistemologia,por sua vez o esoterismo se relaciona com a gnose e se manifesta no conjunto das tradições iniciáticas. Em toda parte encontramos a dualidade exoterismo/esoterismo:
  • Tradição Hebraica: Talmude/Cabala;
  • Tradição Islâmica: "Sharia"(Lei)/"Haqîfa"( interpretação simbólica do sufismo);
  • Tradição Chinesa: Confucionismo/Taoísmo;
  • Tradição Budista: "Hinayana"/"Mahayana".
     Existe dentro da tradição cristã várias ordem esotéricas como a Ordem do Templo,Martinismo. Um esoterismo que integra a essência de várias tradições como a Rosacruz,Maçonaria,Gnose e uma senda que também integra a essência de todas as religiões: a Teosofia.
    Quando mais o caos reina,mais o esoterismo se torna poderoso ( Lei do equilíbrio entre os dois pilares). Estamos no início da Era de Aquários onde vivenciamos o retorno do esoterismo muita das vezes confundido com exoterismo, isso devido a transição planetária que nossa Mãe Terra está passando, gerando um caos necessário.No nível da história do esoterismo, precisamos diferenciar aquilo que é conhecido pelos pesquisadores  e aquilo que é revelado pelos registros akásicos ou a história sacra onde se encontra as raízes secretas das Tradições.
Certamente o caráter discreto e mesmo invisível do esoterismo assim como o pequeno número de adeptos não constituem uma fraqueza. Pelo contrário, o fato de estar oculto permite que ele atravesse  os acasos da história sem ser afetados por ele. Sem sofrer deturpações exageradas como ocorreu nas grandes religiões
    O conjunto das práticas esotéricas constitui o caminho,o método e a disciplina e a vereda do Despertar  e da Realização por isso muitos aconselham a seguir apenas uma senda, à fim de evitar confusão. Embora, isso não impede prudência e discernimento caso opte por mais de uma. A iniciação esotérica convida a interioridade.  
    O esoterismo se preocupa com o Não-Ser (ou Supra-Ser) através da metafísica,com o Ser através da ontologia e com a Existência através da cosmologia. De fato,existe interdependência entre esses três níveis. O Não-Ser é vazio, vacuidade,plenitude,absoluto,infinito,Princípio supremo.
O Ser é Deus, a primeira determinação do Princípio supremo, o mundo dos arquétipos,das ideias,as dez sephiroth, os nomes divinos, o Tao. Por fim, a Existência se refere à Criação, a maifestação cósmica, a substância.Podemos falar do esoterismo da prece que se faz pela repetição e memorização da palavra sagrada,a respiração, a interiorização, a descida no coração e de sentir e contemplar a invisível Presença. Evoca dessa forma a prece do coração.
    Na abordagem esotérica,existe uma diversidade de níveis hermenêuticos que correspondem à mesma quantidade de níveis de evolução ou tomadas de consciência e de modos do ser. De fato a hermenêutica ou ciência da interpretação revela e manifesta o sentido oculto.Daí resulta a necessidade de desenvolver a inteligência do coração para interpretar corretamente e descobrir a essência velada para o  homem mundano. O véu que encobre nossa visão é produto da nossa negligência quando não vivenciamos o aqui e agora.É característica da alquimia tradicional velar o aparente e revelar o oculto. A hermenêutica é a chave que abre as fechaduras que impedem o acesso ao oculto,ao esotérico. Ela implica a presença no momento atual,no presente. Essa é a missão do iniciado! ( Buda ensinou sobre isso e Cristo disse que o Reino de Deus é aqui e agora). Por sua presença ele devolve ao passado um futuro que ele encarna em si mesmo,enquanto responsável pela herança e pela soma de sabedoria recebida daquele mesmo passado. É assim que a Tardição se atualiza e se regenera permanente.
   O esoterismo, em termos de misticismo e de espiritualidade, é a única solução para crise atual,pois ele é universal e se dirige a todas as pessoas naquilo que elas têm de melhor e de mais nobre. Ele mobiliza nosso entusiasmo  e nossa capacidade de maravilhamento. Da mesma forma,convida-nos a cultivar a sabedoria unindo-a ao estudo, o amor e a ação a fim de revelar aquilo que É. Nessa perspectiva, quando o discípulo está  pronto o Mestre Interior vem e esclarece, revelando por sua Luz aquilo que está invisível aos olhos.         


2 comentários:

  1. Gratidão!!!
    O conhecimento guia-nos à sabedoria.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha proposta com esse blog: compartilhar o que aprendo com os outros que são como eu, uma eterna neófita. O vaso precisa receber e compartilhar para que o fluxo da água purificada possa continuar seu fluxo.
    Beijos!

    ResponderExcluir