Dê aos porcos não pérolas mas o ouro dos tolos:
Mutos já devem ter visto esse cantores e cantoras de funk ostentar enormes colares, anéis de ouro como se fossem deuses sobre a terra. Ainda se vê algumas pessoas com pedaço de ouro entre os dentes, talvez achando que fique mais bonitas. Um mero engano.
A questão é que o Belo neste caso não é o ordinário, aquilo que se vulgarizou com o uso. O ouro pode ser considerado não mais um metal valioso, uma vez que seu uso caiu na banalização. Para um artista, a Arte não é algo a ser vulgarizado e talvez muitos artistas relutam em comercializar sua arte.
Platina : O metal dos sábios:
Por sua vez a platina é um metal entre os mais valiosos devido sua raridade. É mais dúctil que o ouro, embora menos maleável ( em metalurgia, a ductilidade é a propriedade que alguns metais apresentam quantos sofrem a interferência de uma força, podendo estirar-se em fios). Uma joia de platina é bem mais cara do que uma de ouro. Como analogia a arte deverá ser como a platina.
Uma pessoa que busca evoluir na vertical (tanto material como mental) deve transformar seu chumbo não em ouro mas em platina. Aqueles que apenas ascendem na horizontalidade (material) buscam a bijuteria que reluz em ouro. "Todo o meu ouro/Dou meu amor como garantia/ Para encontrar o tesouro e não bijuteria".
Tesouro submerso: A Turmalina Paraíba
Uma das pedras mais caras e raras do mundo pode ser encontrada bem aqui no nosso país, no Estado da Paraíba. A Turmalina Paraíba foi descoberta no final dos anos 80 por Heitor Barbosa, sendo uma pedra de um profundo azul neon logo o mundo se rendeu a pedra. Embora haja Turmalina Azul em países como a Nigéria e Moçambique, o nome brasileiro permaneceu por sido descoberta primeiramente no solo brasileiro.
Extrair esse minério é difícil pois se encontra até sessenta metros de profundidade, sendo que todo o procedimento é feito manualmente e um dos motivos de sua raridade. O valor da Arte pode também ser comparada a extração desse minério tão raro mas de um azul neon tão intenso. O sábio busca a turmalina azul neon rara em sua profundo solo. Assim como o local de extração da pedra ser num município de clima semiárido com uma população muito pobre, o sábio sabe que por baixo de um solo seco e árido esconde um tesouro escondido a mais de cem metros de profundidade que matem uma beleza intensa nunca vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário