Aprendemos que agimos e atuamos somente numa única dimensão inteira e que há somente dimensões inteiras e que tudo é linear. O nosso conhecimento acerca das coisas é parcial, mesmo o mais graduado cientista ou o mais erudito dos filósofos não tem o conhecimento total daquilo que é alvo de sua investigação.
Uma vez, assistindo ao programa do médium Luis Gasparetto sobre um determinado tema, algo me intrigou. Ele disse que a alma fica numa dimensão onde precisa ser "resgatada" pelo paciente e que essa dimensão é real. Tanto que uma de suas frases é : as inúmeras dimensões da alma. Até o momento,considerei que alma só separa do corpo após a morte mesmo nas tais viagens astrais. A ideia de uma alma numa dimensão diferente do corpo num estado"acordado era algo meio que estranho ou louco.
Para o PhD, José Inácio C. Vasconcellos, a questão das dimensões quebradas é uma realidade que a fractualidade comprova e que o conhecimento humano é limitado e que sempre o ser humano aprende algo a respeito dele e das coisas. A palavra fractual vem do latim fractus,fração,quebrado. São figuras geométricas não-Euclidianas encontradas na natureza ou criadas no computador.
Segundo o site da Wikipédia,"a Geometria Fractual é um ramo da Matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela Geometria Clássica e foram aplicadas em Ciência,Tecnologia e Arte Digital. Ela tenta medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na Geometria Euclidiana falham".
"Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original". Conforme o site, a noção de fractual surgiu durante as décadas de 60 e 70 do século XX através de trabalhos feitos em computadores e pelo pioneirismo de Benoit Mandelbrot um matemático francês.
Pitágoras e os Números Irracionais:
Para Pitágoras, os números ditos irracionais eram também transcendentais (Pitágoras foi um místico e mago embora a História Oficial negue). "Eram portais que se abrem para os Planos Superiores".
("Pitágoras - Ciência e Magia na Antiga Grécia" / Conte,Carlos Brasílio/ Ed. Madras). O autor cita como exemplo o n° PI que é a relação entre entre a circunferência e o diâmetro e cujo valor é:
3,145925389...ad infinitum. Nessa sequência numérica "cada novo número que surge é imprevisível, transcendendo até mesmo o conceito de infinito".( Carlos Brasílio Conte-2015)
Outro número irracional:1,628034... conhecido como número áureo é considerado "o mais irracional e transcendental de todos os números conhecidos".
A Divina Proporção
De acordo com o mesmo autor, Pitágoras só tomou conhecimento de uma forma fractal quando passeava pelas areias desérticas da Ilha de Salmo, onde residia e deparou-se com uma concha marinha. Admirado pelas belas formas geométricas, resolveu estudá-la. Efetuou vários cálculos e medições, foi que percebeu que a concha fora "projetada" para crescer indefinidamente sem que sua forma sofresse alteração, e que isso era resultado de um padrão matemático e uma lei biológica que regula tudo que é vivo.
Só que Pitágoras era convicto que tudo na natureza tem regência do padrão quartenário,isto é, os quatro elementos, as quatro fases da lua, as quatro estações e claro que o quadrado e seus ângulos retos. E a concha possuía linhas curvas e espirais.
Aí veio "o pulo do gato"! Pitágoras achou um jeito de construir as espirais da concha a partir de figuras quadradas e ângulos retos colocando em uma determinada ordem progressiva. Obteve uma sequência numérica até chegar ao número 1,618... o número áureo.
" O Número Áureo regula todas as espirais da natureza, o desenho das folhas e das flores, o crescimento populacional, progressão das ramificações de arbustos e árvores, as conchas marítimas e muito mais". Segundo Carlos Conte, o número áureo está presente nas construções de Templos da Antiguidade, na Renascença com Michelângelo Buonarroti,Leonardo Da Vinci e Rafael que "apresentam os cânone da Secção Áurea e de seus desdobramentos na espiral logarítmica".
De acordo com o autor, a secção áurea é usada tanto nas artes plásticas como na arquitetura. Ela está presente nas formas da natureza: o crescimento do arbusto de uma árvore e seus galhos bifurcados, conchas e caracóis. Nas pétalas de flores e no corpo humano e até na galáxia.
Conclusão:
A fractualidade está em tudo desde o Macrocosmo ( galáxias) até o microcosmo ( formas naturais, animais etc) e está presente no Homem. Como dizem os espiritualistas não somos só esse corpo tridimensional, temos outros corpos invisíveis e sutis mas não deixam de ser "dimensões" que interagem como as espirais da concha do mar.
Um exemplo é o pensamento. Quantas vezes "estamos" num local mas nossa "cabeça" tá bem longe. Gasparetto estava certo quando se referiu as dimensões da alma e pela frase: você está onde você se põe, podemos estar "fisicamente" num local mas nossos pensamentos e nossas emoções num outro local ou num outro tempo. "O espírito vai onde ele assopra" e para sermos o tão sonhado "ser humano integral" precisamos nos colocar onde queremos.
Não comentei sobre O Caos e a Teoria pois creio que fugiria muito daquilo que me propus a escrever. Para saber sobre a Teoria do Caos :http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_22/rbcs22_07.htm
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