"A purificação libertadora do homem processou-se geralmente por três estágios evolutivos: da escravidão inconsciente através da escravidão consciente, até a libertação consciente.
A Natureza infra-humana se acha em estado de escravidão inconsciente. A lei férrea da causalidade mecânica reduz todos os seres infra-humanos a peças de máquina, autômatos incondicionais; em todos os setores da natureza: mineral,vegetal,animal impera o absoluto alo-determinismo.
Com o despontar da inteligência, isto é, com advento do homem, a escravidão inconsciente passou para uma escravidão consciente - e com isso se iniciou a tragédia metafísica do homem-ego. Quem não sabe que é escravo não sofre com sua escravidão; quem nasceu na prisão e nunca saiu dela, quem sequer olhou pela janela gradeada, nunca viu o azul do céu lá fora, esse é escravo inconsciente, vive na feliz infelicidade duma servidão ignorada. O homem-ego,porém, já descobriu o seu cárcere, já olhou pelas grades férreas da prisão, já conhece suas potencialidades libertadoras, mas não tem ainda força necessária para romper as grades da prisão e apodera-se da liberdade longínqua.
No terceiro estágio de sua evolução, o homem-Eu vive sua liberdade; ultrapassa não só a infeliz felicidade da natureza inconsciente, mas também a feliz infelicidade do homem-ego consciente e entra na zona da feliz felicidade do homem-Eu pleniconsciente de sua liberdade".
Trecho de extraído de Filosofia d Arte de Huberto Rohden
Entre a Escravidão Inconsciente e a Escravidão Consciente
"Meu amor, somos livres apenas para escolher a prisão onde vamos ficar".
Elke Maravilha
Sim ainda somos escravos pois uma Liberdade Plena só poderá ser conquistada quando o homem atingir o grau que muitos avatares chegaram. Como disse Jesus O Cristo: "Eu e o Pai somos Um"/ "Eu sou A Verdade, O Caminho e A Vida"; ou seja unir a centelha individual com a Fonte Universal.
Mas podemos ser conscientes delas como afirmou Elke escolher (criar) qual prisão/bolha de realidade/Matrix vamos viver. A grande maioria das pessoas vivem condicionadas pelos valores impostos vindos da religião, do meio social e da mídia.
Digamos que a atual sociedade (Ocidental) está, segundo os conceitos alquímicos,entre Nigredo/negro (Escravidão Inconsciente) e Albeto/Branco ( Escravidão Consciente). O terceiro estágio será de Rubedo/Vermelho (Liberdade Consciente) ou o Fogo do Espírito Santo para os cristãos.